O SISTEMA SOLAR

Esse é o nome do Sistema Estelar que tem como astro central a estrela que é chamamos SOL.

É composto por essa estrela, 9 Planetas, pelo menos um Cinturão de Asteróides e vários planetóides, satélites e cometas.

Apesar de ser estudado há mais de 3.000 anos por diversas culturas, ainda há muitas coisas que se desconhece sobre este Sistema, como por exemplo, exatamente como ele surgiu e se desenvolveu.

Para compreender melhor o Sistema Solar é interessante esclarecer os termos básicos, onde poderemos ver que muitas de suas características foram definidas na antiguidade, antes mesmo sequer de se conhecer a esfericidade da Terra.

ASTRO: Antigamente considerava-se como Astro qualquer objeto aparentemente luminoso que possa ser avistado no céu. Um Corpo Celeste. Hoje pode-se considerar qualquer aglomerado de matéria que exista no Espaço Sideral e que seja suficientemente grande para ser notável ou para que possa influenciar outros Astros.

ATMOSFERA: Camada de gases que pode envolver um Astro.

COMETA: Os antigos consideravam Cometas como Astros luminosos que apareciam ocasionalmente no céu. Hoje em dia são considerados como Astros não luminosos formados de diversas partículas pequenas, geralmente gelo, que circulam em torno do Sol em Órbitas muito grandes e alongadas.

ESPAÇO SIDERAL: Espaço além da Terra e de sua Atmosfera, pode ser principalmente:
---INTERPLANETÁRIO, entre Planetas,
---INTERESTELAR, entre Estrelas,
---INTERGALÁCTICO, entre Galáxias.

ESTRELA: Nome dado antigamente aos Astros luminosos que não se moviam no céu, "fixos" em relação aos outros. Mas depois se descobriu que o Sol também é uma estrela apesar de "se mover". Hoje se consideram Estrelas os Astros gasosos incandescentes que emitem luz, calor e energia próprias através de contínuas reações nucleares. Luminosos.

GALÁXIA: Cojunto relativamente isolado de vários tipos de Astros, em especial Sistemas Estelares. O Sistema Solar reside na Galáxia conhecida como Via-Láctea.

ÓRBITA: Caminho fechado, cíclico, que um Astro percorre em torno de um outro. Geralmente não são circulares e sim Elípticas, "ovais".

PLANETA: Antigamente chamavam se de Planetas, que quer dizer "errantes", todos os Astros que se moviam no céu em relaçãos aos outros, o que incluia a Lua e o Sol. Hoje em dia se considera Planeta qualquer Astro que não emita luz própria, que gire em torno de uma Estrela e que possua mais de 2.000 Km de diâmetro.

PLANETÓIDE ou ASTERÓIDE: Qualquer Astro não luminoso que gire em torno de uma Estrela e tenha menos de 2.000 Km de diâmetro.

SATÉLITE: Qualquer Astro que gire em torno de um Planeta.

O SOL

OS PLANETAS

OS ASTERÓIDES

OS COMETAS